Blog

Zagueirou! Levantamento inédito mostra quem faz a diferença defensiva no seu time; confira

Os times do futebol brasileiro apresentam uma preocupação cada vez maior com os seus sistemas defensivos. Se no passado a preocupação das equipes quando a bola rolava era marcar gols, no século 21 este cenário mudou e os clubes têm dado bastante atenção em não ter suas defesas vazadas. ​Para tanto, a manutenção do entrosamento entre seus defensores é um aspecto essencial, mas não pode ser apontado como suficiente para alcançar este objetivo.

No caso do ​Vasco da Gama, por exemplo, que sofreu bastante com a fragilidade defensiva em 2018, este ano tem sido diferente. Em 13 partidas disputadas na temporada, a equipe, que ainda está invicta, sofreu 8 gols. Metade das vezes em que isso aconteceu, o volante Raul estava em campo, tal qual aconteceu na última quinta-feira (14) diante do Avaí pela Copa do Brasil. Em duelo disputado em São Januário, o Cruzmaltino venceu de virada por 3 a 2, mas saiu atrás do placar em jogada cujo adversário teve espaço dado justamente meio campista.

Outros jogadores, por sua vez, se destacam por enquanto estarem em campo seus times não sofrerem gols. Este é o caso do lateral-direito Marcos Rocha, do ​Palmeiras, cujos cinco gols sofridos pelo Verdão não foram com o atleta em campo. Outro jogador que também tem ajudado a proteger sua defesa é o lateral-esquerdo Jonathan, do ​Botafogo. Com ele em campo, o Fogão sofreu apenas dois dos nove gols na temporada. 

O mesmo vale para o volante Diego Pituca, do ​Santos e para o zagueiro Digão, do ​Fluminense. Enquanto o primeiro tem números idênticos aos de Jonathan neste aspecto, o segundo viu seu time ser vazado apenas uma vez enquanto esteve em campo; do lado de fora, o Tricolor sofreu outros quatro gols sem ele. Curiosamente, na única vez em que o Flu sofreu gol com o seu capitão em campo foi na derrota de 1 a 0 para o Vasco pela final da Taça Guanabara.

Os dados deste levantamento foram feitos pelo ​Sportv. 

Jogadores com maior presença defensiva no ano em cada time

Clube Atleta Posição Gols sofridos pelo time com ele em campo Total de gols sofridos pelo time % de minutos % dos gols sofridos
Atlético-MG José Welison VOL 2 9 41% 22%
Botafogo Jonathan LAE 2 9 61% 22%
Corinthians Ralf VOL 10 15 62% 67%
Cruzeiro Lucas Romero VOL 1 5 50% 20%
Flamengo Cuéllar VOL 5 9 74% 56%
Fluminense Digão ZAD 1 6 50% 17%
Grêmio Paulo Miranda ZAD 1 3 63% 33%
Internacional Zeca LAD 2 7 47% 29%
Palmeiras Marcos Rocha LAD 0 5 50% 0%
Santos Diego Pituca VOL 7 10 79% 70%
São Paulo Anderson Martins ZAE 3 10 42% 30%
Vasco Raul VOL 4 8 62% 50%

Todos os Créditos

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vasco vence e complica o Cruzeiro; veja coletiva de Vanderlei Luxemburgo