Blog

Paulistão é exemplo de que Estaduais não podem ser levados “de barbada”

​Ao perder para o Novorizontino, na sexta-feira, ​Santos deixou a liderança do Grupo A do Campeonato Paulista nas mãos do Red Bull Brasil. Já o ​São Paulo, que neste sábado enfrenta o rival ​Palmeiras, chega à penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Paulista na segunda colocação do Grupo D, atrás do Ituano. Por sua vez, o ​Corinthians, que recebe o Oeste no domingo, precisa da vitória para recuperar a ponta do C e se classificar às quartas de final. Por fim, o Verdão, independentemente do que acontecer no Choque-Rei, é o único que tem o primeiro lugar assegurado de sua chave (B).

De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!

Fiz esta introdução justamente para mostrar que, na atual realidade do futebol brasileiro, não se pode levar nada de barbada. Ninguém pode pensar que irá nadar em águas mansas até mesmo nos Estaduais. Quem imaginaria que três dos quatro grandes de São Paulo pudessem chegar ao último duelo da primeira etapa do torneio sem a liderança de seus grupos? Pois isso pode acontecer. E precisa ser bem analisado.

Claro, não vou chegar ao ponto de dizer que Santos, São Paulo e Corinthians possuem times inferiores a Red Bull, Ituano e Ferroviária. Claro que não. Só que os clubes não estão conseguindo se organizar minimamente a ponto de fazer valer a sua força. Hoje, ninguém se atreveria a dizer que há alguém sobrando, algo que no passado era absolutamente comum. Ok, os Estaduais perderam um pouco do seu charme e boa parte de sua importância, mas ninguém está autorizado a ganhar “no grito”. 

FBL-BRA-SANTOS-COACH-SAMPAOLI-PRESENTATION

A mim, às vezes parece que as equipes entram em campo pensando em se preservar ou até mesmo achando que vão ganhar ao natural de seus concorrentes menores. E isso tem que acabar. Sob pena de, logo ali adiante, as consequências serem mais graves do que o imaginado. Sim, é preciso levar os Estaduais a sério e não apenas achar que o fato de se estar em um início de temporada serve de desculpa para eventuais fracassos. Que tal abrir o olho?

Todos os Créditos

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vasco vence e complica o Cruzeiro; veja coletiva de Vanderlei Luxemburgo