Blog

Ousadia premiada: Santos lucra com abordagem ‘humorística’ em redes sociais

Ao falarmos de redes sociais oficiais de clubes em 2019, é difícil não pensar em piadas, montagens engraçadas, gifs e, especialmente, ​provocações a rivais. O formato mais interativo e humorístico, no entanto, nunca foi o comportamento padrão/primário nessas plataformas. Antes preocupadas com suas imagens e reputações, as equipes brasileiras foram gradualmente percebendo que este formato diferente era mais vantajoso.

Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

​​Como destaca o ​Blog do Rodrigo Mattos, o Santos é um dos pioneiros neste movimento, e hoje conta com uma equipe de doze pessoas responsáveis pela comunicação do clube. Ser mais ousado nas publicações (Facebook, Twitter, Youtube e Instagram) sem ultrapassar os limites moralmente aceitáveis, é o ponto central do debate entre esses profissionais, de modo a construir um crescimento orgânico nos engajamentos.

“A gente entende que o papel do clube nas mídias sociais é para buscar engajamento. É parecido com o que era a TV e o rádio no passado. É a grande arena de repercussão e relevância. Já tinha um trabalho da Santos TV. O canal oficial do clube é o site oficial. O que decidimos é que as redes deveriam dar o sentimento do torcedor”, afirmou Marcelo Frazão, diretor de marketing do clube da Vila Belmiro.

Quando o Santos sacramentou a contratação do lateral Jorge​cria do Flamengo, o departamento de comunicação alvinegro emplacou inúmeras montagens com bordões do ‘Choque de Cultura‘, programa humorístico que tem Leandro Ramos (flamenguista) como um de seus protagonistas. Dias antes, o ator tinha feito uma postagem em tom negativo sobre a possível ida da revelação rubro-negra ao clube da Vila.

​​Como resultado a ousadia, o Peixe tem disparado no número de interações, batendo inclusive clubes com torcidas consideravelmente maiores a sua. Os frutos financeiros são bastante positivos, já que o alcance comercial do clube é medido também por seus números em redes sociais. Patrocinadores interessados em vincular sua marca ao clube checam essas estatísticas, por exemplo.

Todos os Créditos

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vasco vence e complica o Cruzeiro; veja coletiva de Vanderlei Luxemburgo