Blog

Os 7 brasileiros que defenderam o Bayern nos últimos dez anos e onde eles estão agora

Paris Saint-Germain v Bayern Munich – UEFA Champions League Final | Pool/Getty Images

Com a confirmação da despedida de Thiago Alcântara do Bayern de Munique – acertou sua saída rumo ao Liverpool -, o elenco do maior campeão alemão ficou sem representantes brasileiros, algo que não acontecia no clube há longos e longos anos.

Levando em conta apenas a última década (2010/2020), foram sete atletas ‘tupiniquins’ vestindo a camisa bávara. Será que você lembra de todos eles? Confira quem são e onde estão atualmente:

Bayern Munich's Brazilian midfielder Bre
Bayern Munich’s Brazilian midfielder Bre | OLIVER LANG/Getty Images

Contratado em 2008 com apenas 18 anos de idade e status de grande promessa de sua posição em atividade no Brasil, o zagueiro não teve uma trajetória de sucesso no clube da Baviera. A passagem foi marcada por graves problemas extracampo e pouco futebol.

Hoje, aos 30 anos, integra o elenco do Vasco da Gama.

Rafinha
FC Bayern Muenchen v Eintracht Frankfurt – Bundesliga | TF-Images/Getty Images

Após bons anos do Schalke 04 e passagem discreta pelo Genoa (ITA), o lateral-direito acabou sendo contratado pelo Bayern de Munique em 2011. Vestiu a camisa bávara por mais de 250 vezes ao longo de oito temporadas, empilhando taças.

Hoje, aos 35 anos, defende o Olympiacos (GRE), após uma temporada vitoriosa pelo Flamengo.

FBL-EUR-C1-BAYERN MUNICH-JUVENTUS TURIN
FBL-EUR-C1-BAYERN MUNICH-JUVENTUS TURIN | GUENTER SCHIFFMANN/Getty Images

Revelado no Corinthians Alagoano, o volante se apresentou ao mundo do futebol com a camisa do Hoffenheim, despertando atenção do Bayern de Munique em 2011. Foi peça importante na conquista da Tríplice Coroa em 2012/13, despedindo-se do clube em seguida.

Aos 33 anos, veste a camisa do Fenerbahçe (TUR), sua casa desde 2019.

FBL-EUR-C1-BAYERN MUNICH-MOSCOW
FBL-EUR-C1-BAYERN MUNICH-MOSCOW | CHRISTOF STACHE/Getty Images

Cria do Juventude, o zagueiro brasileiro chegou ao futebol alemão em 2009 para defender o Borussia Mönchengladbach. Se destacou por lá e acabou sendo contratado pelo gigante da Baviera em 2012, permanecendo no clube até 2015, passando da casa das 130 partidas disputadas.

Segue em atividade no futebol europeu aos 36 anos, defendendo atualmente o Nice (FRA).

Thiago
FC Bayern Muenchen v Chelsea FC – UEFA Champions League Round of 16: Second Leg | Matthias Hangst/Getty Images

Uma despedida que dói no coração do torcedor bávaro, sem dúvida. Primeira contratação da ‘era Guardiola’ em Munique – anunciado ainda em agosto de 2013 -, Thiago passou sete temporadas de sua carreira na Alemanha. Foi um dos pilares da brilhante Tríplice Coroa de 2019/20.

Defenderá a camisa do Liverpool em 2020/21.

Douglas Costa
Real Madrid CF v FC Bayern Muenchen – UEFA Champions League Quarter Final: Second Leg | Etsuo Hara/Getty Images

Veloz e habilidoso, o ponta brasileiro chegou à Munique a pedido de Guardiola, em 2015. Alternativa valiosa para os titulares Robben e Ribéry, teve bons anos com o catalão, mas conviveu com lesões e perdeu espaço a partir da troca de comando técnico.

Foi comprado pela Juventus em 2018 e segue no clube italiano até hoje, mas pode trocar de camisa ainda nesta janela de verão. Está com 30 anos de idade.

Philippe Coutinho
Paris Saint-Germain v Bayern Munich – UEFA Champions League Final | Pool/Getty Images

Contratado via empréstimo para 2019/20, o meia brasileiro de 28 anos alternou entre bons e maus momentos durante a temporada, mas acabou sendo uma peça importante para a rotação de Hans-Dieter Flick. Se sua cláusula de compra não fosse tão alta, poderia ter sido adquirido em definitivo pelo clube alemão.

Retornou ao Barcelona, clube que detém seu passe, para a temporada 2020/21.

Todos os Créditos

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vasco vence e complica o Cruzeiro; veja coletiva de Vanderlei Luxemburgo