Blog

Os 10 clubes sul-americanos com mais interações no Twitter em 2018

Com o advento da modernidade, as redes sociais se transformaram em uma ferramenta de comunicação importantíssima, não só para encurtar as distâncias entre pessoas, mas também entre o torcedor, seu time do coração e até mesmo seu ídolo no futebol. Uma das plataformas mais utilizadas por clubes é o Twitter, por seu alcance e por propagar informações em altíssima velocidade. A ‘Deportes e Finanzas’, empresa espanhola, fez um levantamento interessante sobre agremiações sul-americanas com mais interações e engajamentos em 2018. Confira o top-10, dissecado pelo UOL Esportes:

10. Botafogo

O Glorioso passou dez meses do ano bem distante do top-10, mas testemunhou um aumento considerável em suas interações no bimestre final da temporada, roubando a décima posição de seu rival local, Fluminense. Ao todo, teve 4,9 milhões de engajamentos em 2018.

9. Cruzeiro

Único representante mineiro na lista, o Cruzeiro manteve a regularidade nas interações ao longo de todo ano, oscilando somente entre a sétima e a nona posições (ranking baixo para a grande fase do time). Terminou o ano passado com 5,6 milhões de engajamentos.

8. São Paulo

Diferentemente da Raposa, o Tricolor Paulista variou demais em seus números na temporada passada: largou na frente no mês de janeiro, caiu para décimo na sequência e começou a se recuperar somente em julho, fechando 2018 com 6,64 milhões de engajamentos no Twitter.

7. Palmeiras

Apesar do futebol em alta, o Verdão pinta somente na sétima posição nesta lista. Ainda que o clube utilize bastante a rede social para anúncios, coberturas e informações além-futebol, o número de interações da torcida alviverde decepcionou para o seu potencial: 7,1 milhões de engajamentos.

6. Vasco

Apesar de mais um ano ruim esportivamente, o torcedor cruzmaltino deu uma demonstração de força: iniciou o ano entre os três primeiros em interações e fechou em sexto, muito em função da queda vertiginosa de desempenho da equipe em campo. 7.9 milhões de engajamentos totais.

5. América (MEX)

Quem disse que só tem brasileiro na lista? O América surge como representante único da América do Norte por aqui, impulsionado pela empolgação de seus torcedores com a conquista de mais um título nacional em 2018. 8,9 milhões de engajamentos para os mexicanos.

4. Boca Juniors (ARG)

Trazendo a Argentina ao ranking, o Boca sequer figurava entre os dez primeiros no semestre inicial da temporada, mas a grande campanha na Copa Libertadores acabou alavancando as interações junto ao torcedor xeneize. Fechou 2018 com 9,68 milhões de engajamentos, mas sem o título continental. 

3. Corinthians

O fato do Timão figurar no pódio deste ranking mesmo em um ano tão turbulento em seu futebol (queda precoce na Libertadores e luta contra a queda no Brasileiro) evidencia a força e o tamanho da Fiel. Se despediu da temporada com 10,4 milhões de interações no Twitter.

2. River Plate (ARG)

Ainda que o River tenha a segunda maior torcida de seu país, o ano millonario foi suficientemente empolgante para deixar seu arquirrival, Boca, ‘comendo poeira’ nas redes sociais e nas competições. O tetra da Libertadores, obviamente, é o marco do ano para que os 13 milhões de engajamentos fossem possíveis

1. Flamengo

Simplesmente não há competição no continente para a força da ‘maior torcida do mundo’, como a própria Nação se intitula. Mesmo sem títulos relevantes na temporada – terminou como vice do Brasileirão -, o Rubro-Negro emplacou 28 milhões de interações totais no Twitter, mais que o dobro do segundo colocado.

Todos os Créditos

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vasco vence e complica o Cruzeiro; veja coletiva de Vanderlei Luxemburgo