Blog

Estabilidade e construção de identidade: estádio próprio é uma vantagem gigante

Na manhã desta segunda (18), clubes do futebol carioca, em especial Flamengo e Fluminense, foram surpreendidos pela decisão do Governo do Rio de Janeiro de romper o acordo com a concessionária que gerenciava o Maracanã. Desta forma, ​a administração do principal estádio da cidade voltou a ser responsabilidade do Estado.

Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

​​Casos emblemáticos como este do Maracanã, palco amplamente sujeito a mandos e desmandos, acordos e desacordos, escancaram a importância de se ter um estádio próprio, especialmente diante dos pormenores que cercam o futebol contemporâneo. A partir do momento que um clube passa a soberano e autônomo sobre o espaço que ocupa, ele se blinda das possíveis ingerências, caprichos e demandas de instituições/entidades presentes quando o espaço em questão é público ou administrado por uma empresa privada qualquer.

Autonomia, por exemplo, é o que o Fluminense não teve em suas mãos ao longo de todo debate que cercou o lado do Maracanã que ocuparia na decisão da Taça Guanabara contra o Vasco. Tal imbróglio, ​que terminou com consequências muito prejudiciais ao clube das Laranjeiras, não aconteceria se o Tricolor tivesse sua casa. Além disso, a questão da soberania administrativa não é a única vantagem que se obtém com o estádio próprio, como veremos em dois casos pontuados a seguir.

Ainda que esteja ‘condenado’ a pagar a construção de sua casa por longos anos, o caso do ​Corinthians evidencia o sucesso esportivo e até financeiro do projeto de independência. Itaquera se transformou em uma verdadeira fortaleza para o clube alvinegro, espaço de verdadeira simbiose entre jogadores e torcedores. O Allianz Parque, do ​Palmeiras, é outro caso de sucesso na Série A: rompeu com o nomadismo (migração de estádio em estádio) do clube, fortalecendo a construção de uma identidade alviverde; além de gerar receitas surreais com bilheteria, liderando ano após ano essa estatística no país.

Palmeiras v Melgar - Copa CONMEBOL Libertadores 2019

Todos os Créditos

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vasco vence e complica o Cruzeiro; veja coletiva de Vanderlei Luxemburgo