Blog

7 torneios de futebol do calendário brasileiro que não existem mais

​O futebol mundial vem passando por um processo de discussão para readequar seu calendário para englobar um Mundial de Clubes mais abrangente e de formato distinto. Há poucas temporadas, a ​Copa Libertadores passou por algo similar, assim como a Copa do Brasil. Mudanças vão e vêm, mas alguns torneios do calendário brasileiro não existem mais e só ficaram na saudade. Aqui a gente vai relembrar abaixo cinco deles. Confiram!


Copa Ouro

Torneio que aconteceu entre os anos de 1993 e 1996, não teve edição em 1994 em virtude da Copa do Mundo. Dois clubes brasileiros se sagraram campeões, o Cruzeiro e o Flamengo. Com formato curto, a competição incluía os campeões dos principais torneios sul-americanos interclubes (Libertadores, Conmebol, Master e Supercopa). Não pegou muito.


Supercopa da Libertadores

A ideia desta copa era reunir a nata da nata da América do Sul, mas não durou tanto tempo também. Entre 1988 e 1997, apenas aqueles que foram campeões da Libertadores da América alguma vez podiam participar. Entre os brasileiros, os únicos que venceram essa competição foram Cruzeiro e São Paulo.


Copa Sul-Minas

Criada com o intuito de atrair mais investimento para as respectivas regiões, os clubes mineiros decidiram se juntar aos gaúchos, paranaenses e catarinenses numa nova competição, organizada pela CBF, que teve início no ano 2000. Cada federação escolhia seus representantes e também servia de torneio classificatório para a Copa dos Campeões, citada adiante. Foram realizadas apenas três edições, sendo o América-MG campeão da primeira, e o Cruzeiro, das duas últimas. 


Copa Mercosul

Bernardo Romeo,Pingo

Tida como sucessora da Copa Conmebol e precursora da Sul-Americana, a Mercosul reunia equipes de Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Nas quatro edições em que foi disputada, equipes brasileiras chegaram na final em todas, vencendo três (Palmeiras, Flamengo e Vasco) e perdendo apenas uma (em 2001), ano em que o San Lorenzo a conquistou.


Copa dos Campeões

Realizada pela última vez em 2002, foi uma competição de caráter nacional, organizada pela CBF, com o objetivo de determinar o quarto representante do Brasil na Copa Libertadores. Foi disputada entre os anos de 2000 e 2002. Reunia clubes de melhor campanha em seus respectivos estaduais. Abrangia um curto período do meio do ano e normalmente tinha como sede cidades neutras no Norte e no Nordeste. O Paysandu foi o último vencedor.


Torneio Rio-SP

Palmeiras v Flamengo X

Competição que remonta aos primórdios do futebol brasileiro e que serviu de base para as ideias iniciais do que depois viria a ser o Campeonato Brasileiro, teve sua primeira realização em 1933 e virou anual nos anos 50. Depois de um hiato de tempo, voltou a ser disputada nos anos 90, mas encerrou de vez em 2002. Ano em que o Corinthians foi campeão.


Copa Intercontinental

Sao Paulo Captain and star striker Rai (R) steals

Precursor do atual Mundial de Clubes, por um longo período tal competição só foi disputada pelos campeões da Europa e da América do Sul. Já foi realizada num formato de ida e volta, mas também em campo neutro, principalmente no Japão. Equipes como Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo tiveram a honra de levantar o troféu.

Todos os Créditos

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vasco vence e complica o Cruzeiro; veja coletiva de Vanderlei Luxemburgo