Blog

10 mudanças de regulamento que revolucionaram os rumos do futebol mundial

De origem longínqua datando do século XIX, o futebol, como tudo na vida, passou por adaptações até chegasse ao seu formato atual. Com o passar do tempo, transformações e modernizações foram necessárias para que se chegasse ao formato adequado à prática esportiva contemporânea, preservando ao máximo a integridade física dos atletas e buscando um jogo, dentro das possibilidades, mais limpo e transparente. Confira 10 mudanças de regulamento que revolucionaram os rumos do futebol que conhecemos:

10. A Lei Bosman

A ‘lei Bosman’ nasceu em 1995 a partir da batalha travada pelo então jogador Jean-Marc Bosman pela emancipação dos atletas, que até então eram praticamente fidelizados a um só clube, sem liberdade de escolha mesmo após o fim de seus contratos. Esta lei também expandiu (ilimitou) atletas europeus em clubes da União Europeia.

9. O impedimento

Apesar da regra do impedimento ser uma das mais antigas do futebol, esta sofreu várias alterações e aperfeiçoamentos ao longo das décadas, desde o critério de participação na jogada até o número de jogadores no lance para este ser considerado impedimento.

8. Utilizações dos cartões (amarelo e vermelho)

A prática futebolística é secular, mas a implementação de punições disciplinares através de cartões é consideravelmente recente: data de 1970, para a disputa da Copa do Mundo. Limitar a violência entre adversários e proteger a integridade física dos atletas, dentro do possível, foi o objetivo primário da medida.

7. O recuo ao goleiro

Em 1992, a Fifa decidiu proibir que goleiros utilizassem as mãos para receber recuos intencionais de seus companheiros. A estratégia era utilizada frequentemente por equipes e seleções para retardar o jogo e impedir a pressão adversária em situações de saída de bola.

6. As substituições

Assim como a implementação dos cartões, as substituições não datam de muito tempo, mesmo que pareçam algo ‘primário’ para o bom desenvolvimento do jogo. Antes dos anos 70, treinadores não poderiam mexer na escalação que promovessem a campo, nem mesmo em casos de fadiga extrema ou lesão, leve ou grave. 

5. O gol de ouro

O gol de ouro, também conhecido como morte súbita, consistia no encerramento imediato da prorrogação em caso de gol, independente da equipe a marcar. Tal formato não teve vida longa no futebol mundial, durando algumas poucas décadas até que fosse extinto na virada do milênio.

4. A quarta substituição na prorrogação

Considerando que o futebol contemporâneo está cada vez mais físico e exigindo mais de cada atleta, a quarta substituição veio como um alívio para clubes e seleções. Medida bastante recente (2016), permite que equipes façam uma mexida além das três tradicionais, em caso de prorrogação.

3. O fim das paradinhas nas penalidades

Após muitas reclamações, especialmente por parte dos goleiros – alegavam grande desvantagem nesse cenário -, todo tipo de finta/paradinha em cobranças de penalidade foram abolidas pela Fifa. O cobrador até pode fingir durante a corrida até a bola, mas é obrigado a fazer um movimento a mais antes de chegar à marca da cal.

2. A tecnologia de gol/não-gol

A tecnologia da linha de gol ainda não chegou ao Brasil, mas é um verdadeiro sucesso onde já foi implementada. Um chip na bola passa informações instantâneas para o relógio do árbitro, que apita/vibra caso a mesma tenha adentrado completamente a meta. Traz maior lisura ao jogo e praticamente extingue esse tipo de erro em lances duvidosos.

1. O VAR

Por fim, a mais moderna das mudanças, o polêmico árbitro de vídeo. Em uma cabine, dois auxiliares analisam a jogada duvidosa em questão e passam informações diretas para o árbitro em campo, que pode optar por rever o lance em uma cabine improvisada com as imagens no gramado. Tem gerado debate por ‘quebrar o ritmo’ e por ter especificidades em seu uso, mas sem dúvida é uma revolução de grande proporção no esporte.

Todos os Créditos

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vasco vence e complica o Cruzeiro; veja coletiva de Vanderlei Luxemburgo